por Departamento Geral de Assistência a Saúde
04/10/2017

Campanhas de Prevênção

Campanha Outubro Rosa 2017

Publicado em: 04/10/2017 ás 08:00hs    |    Categoria: Campanhas de Prevênção

O câncer de mama é o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também o que causa mais mortes por câncer em mulheres, representando 23% do total de casos de câncer no mundo em 2008, em 2014 14.622 mortes, em 2016 57.960 casos novos foram estimados. Porém, se for detectado precocemente, tem 95% de chances de cura.
(fonte: Instituto Nacional de Câncer - INCA)

Outubro Rosa

No intuito de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, nasce na década de 1990 o movimento conhecido como Outubro Rosa. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
 

A CELGMED participa do movimento anualmente, promovendo os meios necessários à prevenção e promoção à saúde de suas beneficiárias.
 
Nesse ano, a Campanha Outubro Rosa da CELGMED consistirá em incentivarmos as mulheres na faixa de risco (40 a 69 anos) a procederem a consulta médica com seu ginecologista, o qual fará a anamnese clínica ginecológica de uma forma geral e passará as orientações necessárias à prevenção, ao invés, de realizar a mamografia de forma isolada, sendo assim mais completo o processo preventivo anual.
 
Além dessa consulta, os exames de papanicolau, mamografia e ultrassom de mamas por ventura solicitados, terão isenção total de coparticipação (que normalmente seria de 30% sobre os custos).
 
- Não haverá necessidade de adesão prévia à campanha, estando a associada dentro da faixa de risco (40 a 69 anos), basta agendar com seu médico ginecologista e realizar os exames dentro do mês de outubro para receber o desconto de 100% de coparticipação;
- A escolha dos prestadores será livre, podendo escolher tanto o médico, quanto as clínicas e laboratórios de sua preferência (desde que credenciados);

- Caso não encontre o prestador credenciado em sua cidade, favor entrar em contato com o Departamento de Credenciamento.

Dúvidas Frequentes

O que causa o câncer de mama?

Não há uma causa única, diversos fatores estão relacionados, o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.
 

Nos homens, alguns fatores de risco são iguais aos das mulheres: histórico familiar, obesidade, sedentarismo e antecedente de patologias mamárias.
 
Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.
 
Genética  
Álcool
Cigarro
Sedentarismo
Má alimentação
Obesidade
Exposição frequente a radiações ionizantes

(raios X, mamografia e tomografia)..

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

 

Caroço (nódulo) fixo e geralmente indolor.
Alterações no bico do peito (mamilo).
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Saída de líquido anormal das mamas

*Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama.
 

É possivel prevenir o câncer de mama?
 

Além da mamografia anual (rastreamento), estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.
 

A obesidade deve ser evitada por meio de dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são importantes. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
 

Estudos apontam que o brócolis é um alimento que pode auxiliar na prevenção do câncer de mama, porque contém indole 3 carbinol. Outros crucíferos como a couve-flor e repolho.

 

Banner da Campanha